2012 Feitio da Fraternidade Rosa da Vida

2012 Pilha MaririO Vegetal é considerado uma bebida sagrada, assim, dedica-se a ele todo o respeito, desde a retirada do Mariri e da Chacrona, até o preparo do material e a efetiva retirada da bebida.

O Feitio da Fraternidade neste ano começou no sábado, dia 21/07/2012, e se estendeu por 10 dias, sendo que, durante esse período as fornalhas ficaram ligadas o tempo todo.

O trabalho durante o feitio traz diversos pensamentos e sentimentos, entre eles a gratidão e o cansaço. Além disso, percebemos que, através desse trabalho, podemos ajudar na melhoria das pessoas e do quanto essas pessoas irão multiplicar esse conhecimento, essa força. Eu mesmo sou um exemplo, eu era meio irmão, meio pai, meio marido, enfim, meio em tudo que fazia. Sentia um profundo vazio, como se algo faltasse. Mas não compreendia, uma vez que tinha tudo que desejara... Família, um bom emprego, carro, importância na comunidade, etc.. Mas e o vazio? Bem, consegui preencher, me encontrar como ser humano, como espírito.

O Vegetal tem toda uma técnica de preparo, cozimento, mistura dos dois ingredientes (Chacrona e Mariri), mais a água e por fim fogo. Muito fogo!

Na Fraternidade Rosa da Vida, pela quantidade produzida e pelo conhecimento adquirido em diversos feitios realizados, tudo, com o passar do tempo passou a ser melhorado, ou seja, para tudo houve uma invenção que auxilia e facilita cada etapa do trabalho, conforme algumas descritas a seguir:

Fornalhas

2012 Fornalhas RosaCriadas pelo Irmão Eduardo Fornalha é uma das invenções que segundo ele pode ser melhorada. Com três estágios, no primeiro se joga a lenha, no segundo ficam as brasas da lenha que queimou no primeiro estágio, e no terceiro estágio ficam as brasas menores que caíram do segundo estágio. As brasas do terceiros estágio passam a aquecer o primeiro e o segundo estágio, onde ao se jogar a madeira, ela pega fogo instantaneamente. Esse processo de reaproveitamento, diminui consideravelmente a quantidade de madeira queimada, sendo necessário apenas o trabalho de  um foguista, que ainda tem tempo para ficar sentado, curtindo o trabalho na luz.

Panelas

2012 Panelas RosaForam especialmente feitas para suportar o calor da fornalha e possuem um elo que se encaixa no suporte das fornalhas, com encaixe tão perfeito que precisamos usar sempre a panela no encaixe construído para ela. O único problema dessas panelas é que quando saem do fogo, a parte de baixo está tomada pela fuligem que ao tocar o chão ou em qualquer lugar deixam tudo preto, principalmente as roupas.

Ximbica

2012 Ximbica RosaCriada para auxiliar na retirada das panelas, facilitou muito e principalmente deu mais segurança para lidar com o material quente, sem contar que permitiu que mais pessoas possam auxiliar nessa fase do trabalho, uma vez que a força já não é o fator mais importante, mas sim o cuidado. Feita com uma estrutura de ferro, guincho, cabo de aço e rodinhas, permite o encaixe das panelas e a suspensão delas. Em seguida,  são empurradas até o escorredor e colocadas sobre este. Depois as panelas recebem uma grade (peneira) que evita que o bagaço caia no escorredor e então são deitadas para escorrer o líquido. Tudo fácil, fácil.

Escorredor

2012 Escorregador RosaTrata-se de uma estrutura em alumínio, madeira e rodinhas, onde as panelas são colocadas para escorrer o líquido, se aproveitando o máximo, sem desperdícios. O líquido escorre por uma canaleta e depois cai em uma panela, que com uma grade sobre ela, filtra o que eventualmente passou pela primeira peneira, colocada sobres as panelas que saem do fogo.

Toneis de Alumínio

Servem para acomodação do material cozido nas primeiras vezes, antes de ser apurado. São em alumínio, que colocados sobre pequenos carrinhos facilitam o trabalho de retirada da panela após escorrer e também na hora de abastecer os panelões já colocados sobre a fornalha.

Triturador

2012 Triturador MaririUsado para triturar o cipó, trabalho que antes era realizado manualmente. Ao se triturar o cipó, obtém-se melhor aproveitamento do material, uma vez que ele fica mais fino, sendo mais facilmente colocado na panela, favorecendo, ainda, a compactação e correta medição entre folha e cipó.

Lavadora

2012 Máquina LavagemUsada para limpar o Mariri, permite maior eficiência e rapidez na limpeza. O trabalho antes precisava ser realizado por várias pessoas, mas com a inovação, uma pessoa espalha o Mariri de uma forma que facilite a aplicação do jato de água e outra aplica o jato de alta pressão, limpando melhor e com menor esforço.

Chacronal

2012 ChacronalForam plantadas dezenas de pés de Chacrona na chácara da Fraternidade. Antes era necessário o deslocamento para alguma floresta na busca desse material, mas agora, mesmo durante a Sessão, algumas pessoas se deslocam até o Chacronal, que fica em frente ao salão e coletam as folhas. O trabalho pode ser realizado durante a  Sessão, permitindo se ouvir tudo que acontece no Trabalho.

Outros equipamentos

Poderia ainda descrever várias outras ferramentas e criações que facilitam o desenvolvimento dos trabalhos, como aquecedor do Vegetal, micro-ondas para aquecer as garrafas antes de colocar a bebida, colocador de rolhas, etc.

O preparo do vegetal leva horas, fervendo e fervendo, levando e tirando panelas do fogo, quando finalmente o Vegetal fica pronto. Concluído o preparo e como de costume, quem está no trabalho toma o Vegetal preparado, o que serve tanto para continuar os trabalhos de preparo, como para testar a qualidade da bebida tirada. Se der “borracheira” é porque funcionou.

2012 Material ConsagradoA qualidade do Vegetal depende tanto da qualidade do material, como do que se está vibrando durante os momentos em que se esta preparando a bebida, daí a importância de termos pessoas que já conhecem o assunto e que vibram pensamentos que vão fazendo o melhor, vibrando o melhor, com isso, no momento de ser servido consegue-se um melhor aproveitamento.

Hoje na Rosa o vegetal é consumido o ano todo com um agradável gosto de novo, tudo em consequência do zelo no momento de engarrafar a bebida, processo que vem sendo melhorado anualmente, com testes e tentativas de sempre caminhar na direção da melhora da qualidade e no aumento da produção, de maneira que nossa fraternidade possa atender cada vez mais irmãos que buscam na senda da espiritualidade a evolução como ser humano.

2012 Paisagem MensagemBem, concluído o trabalho, todos tem uma sensação ótima de dever cumprido, com sentimento de gratidão e prontos para mais um ano de muitos aprendizados.

Elton 25/07/2012